top of page
  • Foto do escritorSusane Sousa

Afinal, o que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?



A Terapia Cognitiva ou Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) foi desenvolvida na década de 1960, por Aaron T. Beck, psiquiatra e professor da Universidade de Pensilvânia, EUA.


O princípio fundamental da TCC é que a maneira como as pessoas percebem e processam a realidade influencia a maneira como elas se sentem e se comportam. Assim, a forma como cada pessoa enxerga e interpreta os acontecimentos ao seu redor impacta diretamente seus sentimentos e suas reações.


Para a TCC, não são os eventos que determinam o que a pessoa sente ou como se comporta, mas a interpretação que a pessoa dá àqueles eventos.


Por exemplo, se você está aprendendo a dançar e está pensando em como é divertido esse tipo de atividade, provavelmente irá se sentir feliz e animado. Se, ao contrário, está pensando em como você não tem habilidade para dançar, na quantidade de vezes que erra, nas possíveis opiniões dos colegas da turma e na possibilidade de passar vergonha, provavelmente sentirá medo, ansiedade ou tristeza.


Os pensamentos espontâneos sobre as situações, portanto, influenciam as emoções, suas reações comportamentais e também fisiológicas.


A TCC é uma abordagem estruturada, na qual o terapeuta desempenha um papel ativo para auxiliar o cliente a identificar e focar em questões importantes que acarretam prejuízos na vida dele. É também uma abordagem colaborativa, em que terapeuta e cliente trabalham juntos, como uma equipe, para identificar e resolver problemas. É também orientada para o presente, diretiva e breve, se comparada a outras abordagens psicoterapêuticas.


Há evidências significativas de efetividade a longo prazo da TCC para depressão, ansiedade generalizada, pânico, fobia social, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e agressão sexual. Estudos também comprovam a eficácia da TCC em dependência química, transtornos alimentares e dificuldades interpessoais.


Fontes:

KNAPP, P.; BECK, A. T. Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva. Rev. Bras. Psiquiatr. v. 30, n. 2, São Paulo: out. 2008.

ITC – Instituto de Terapia Cognitiva


Autoria:

Susane Sousa

Psicóloga CRP MG/51831

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Psicóloga Susane Sousa CRP MG/51831

bottom of page